terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A Miséria da Humanidade



Ao ler o título desta postagem a primeira coisa que se deve pensar é que vou tratar aqui de algo que está faltando na humanidade, na sociedade. Na verdade, o tema do qual vou discutir agora é bem abundante neste mundo em que vivemos... DINHEIRO E RELIGIÃO.


A muito tempo, quando o primeiro homem surgiu e se percebeu só ele tratava apenas de sobreviver da caça dos animais. Tinha consciência de que precisava apenas fugir. Mas surgiu outro homem. Ao ver um igual, o instinto nos obriga a ser melhor, a ser maior, o homem, então, começou a disputar. Dessa disputa nasceu a vontade de protejer o que é seu. Juntar tudo o que lhe é de interesse em um só lugar. Tribos surgiram. Mas, para não perder uma ovelha do rebanho é preciso dominá-la, o homem que antes só precisava fugir, agora precisava também guardar, reter, deter. Foi preciso caçar, criar inventos e criar histórias para não perder outros semelhantes que interessavam ao homem. Foi dessa de criar história que surgiu a religião. De repente, os raios vindos do céu tornaram-se deuses, a chuva, um vulcão ou qualquer outro fato natural tornara-se um deus. Divindades que estavam vigiando os atos terretres (e que ironicamente também estavam na Terra) e que a qualquer momento castigaria os infiéis.




O homem criou o medo, criou a desconfiaça.


Cada um escolhia seu deus. Escolhia a quem adorar. Como em uma partidade futebol, era como as pessoas comçarem uma briga para defender seu deus. Mortes eram mais comum que quando o homem só precisava se esconder.


As tribos que antes eram rivais passam a precisar da outra, surge então a troca. Para ganhar a confiança dos outros era preciso demonstrar a amizade. Ao perceber que a troca era boa o homem passou a procurar algo que fosse difícil de conseguir. No começo, o que poderia ser tido como um presente passa a ser "conciderado" como o primeiro dinheiro do planeta.


O mundo poderia tornar-se melhor daí. Mas o homem, por instinto, quer superar o seu semelhante. Procura ser o maior. E o que parecia ser o progresso da civilização, as duas coisas que eram para servir de exemplo, conduta e para servir de sustento, prosperidade, só serviram para aumenar a ganância do ser humano. Foi quando o homem persebeu que a religião causava medo nas pessoas, impedia que fizessem suas escolhas, e que 0 dinheiro causava a mesma fraqueza e decidiu juntar os dois...


A miséria da humanidade começou. A religião privou as pessoas de ver, ouvir, falar e de pensar. tudo o que era feito antes, por nossos antepassados, agora era tido como pecado. Tudo o que não fosse religião era pecado. O homem foi obrigado a comprar suas desculpas, sua salvação. O homem foi obrigado a deixar de ter sua crença e acreditar no que mandavam acreditar. Era manipulado. Enquanto isso os religiosos enriqueciam mais.


Das diversas religiões, qual está certa? Qual é a verdadeira?


Flagelar-se, obster-se, descrer, dar seu dinheiro... o que é religião? Viver em igual com seu semelhante, mesmo que ele tenha mais, ajudar sem saber que está sendo ajudado, ser sempre você o primeiro a defender, o último a receber... o que é?


Deixo essa pergunta para vocês.

Nenhum comentário:

Quem visita o blog aparece!